Critério de desempate na Série Bronze de futsal

Na última semana, plantões que cobrem a Série Bronze de Futsal gaúcho ficaram em dúvida sobre os critérios de desempate na classificação dentro dos grupos na primeira fase da competição. Eu fui um desses. Afinal, Casca e AIF Ijuí empataram em pontos. Contudo, o regulamento específico da competição não explica os critérios de classificação dentro dos grupos. Desse modo, alguns tinham a informação de que o primeiro critério depois de pontos era Saldo, e não vitórias. Outros sabiam que número de vitória vinha antes do Saldo.

Conversei com Marlon Gonçalves, responsável pelo departamento de competições da Federação Gaúcha de Futebol de Salão. Ele informou que, na primeira fase, para definição dos classificados dentro dos grupos, o critério segue a mesma sequência do futebol:

  1. Pontos;
  2. vitórias;
  3. saldo;
  4. gols-pró.

Contudo, para definir os cruzamentos da fase seguinte há uma mudança nos critérios. Como um dos grupos da Bronze tem mais times que os outros dois, há um desequilibrio ao se levar os critérios “normais”. Por isso, para definir os grupos da segunda fase – depois que os classificados forem conhecidos – utiliza-se em primeiro lugar o aproveitamento (%), depois o saldo de gols.

Ouça a explicação no áudio abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s